domingo, 4 de setembro de 2016

Retorno Morretes à Joinville Dia 2 de 2

Fingindo ter bons modos, a trupe ciclística saiu da cama logo após o décimo cantar do galo, lá pelas 07:00 horas da madrugada. Todos com vontade de ativar o soneca do despertador, como era nossa primeira visita na casa dos avós do Cleber resolvemos mostrar as caras na cozinha onde a Dona Dalva e o Seu Zeca já nos aguardavam com o café e a mesa posta. Preguiçosamente fizemos o desjejum e depois em modo letárgico arrumamos nossas mochilas, sem acrescentar nada que trouxemos no dia anterior, a mochila parecia pequena, também pudera, só fiz uma trouxa com a roupa e o corta vento e joguei nas costas. Depois de quase uma hora e meia conseguimos pegar a estrada, saindo de Morretes com o objetivo de chegar em Joinville, passando pelo litoral paranaense.

Descendo a Serra do Mar em direção às praias, aproveitamos os três quilômetros de descida pra curtir o local. Satisfeitos com o pedal do dia anterior e ansiosos por voltar à terrinha imprimimos um ritmo bom e gradualmente ia aumentando conforme o esqueleto era aquecido. Descemos até as terras pertencentes ao município de Paranaguá pegando a Rodovia PR 508 ou Rodovia Alexandra-Matinhos.

Fizemos uma parada no posto policial, a intenção de um breve descanso e um lanche rápido não foi concretizada, após o descanso constatamos que o pneu da frente da minha bike estava furado. Fizemos a troca da câmara e quase perpetuamos no local. Antes da saída o policial nos trouxe um copo de água minera geladinha pra cada um. Agradecidos e dispostos a sugerir o mesmo tratamento nos postos policiais de nosso estado seguimos viagem, ainda era necessário vencer um bom trecho com aquele vento contra malandro pra chegar em Matinhos e achar um local pra almoçar.
Quando chegamos na praia batemos em vários estabelecimentos e saímos decepcionados, a maioria servia almoço por quilo, o que pra nós não seria financeiramente viável. Encontramos um restaurante já conhecido no centro, almoçamos por 15 pilas buffet livre onde deixamos um considerável prejuízo no estoque de macarrão e batata doce.

Na chegada do Ferry Boat pra Guaratuba encontramos o Jocilei, ciclista da cidade que vinha de um campeonato de ciclismo em Morretes, já conhecido da galera de Joinville pousamos pra foto e bater papo durante a travessia.

De Guaratuba até Joinville são 70 km, como o vento estava favorável neste trecho, conseguimos manter uma boa velocidade. O Jonas deu um cansaço na galera puxando sempre acima dos 30 km/h. Tentamos revesar a ponta, mas a velocidade caía, e o Jonas ia pras cabeças novamente, acho que ele estava com saudades da esposa hehe queria chegar cedo em casa, aliás todos nós estávamos ansiosos pra terminar a louca trip. Por indicação do Jocilei paramos, já em terras catarinenses, num ponto de Açaí, comemos o melhor da região. Renovados e um pouco descansados seguimos para os 40 km's final mantendo sempre a velocidade em modo hard.

Pra dificultar o Canela sugeriu entrarmos na região de Palmital, cortando caminho fora da BR saindo no bairro Rio Bonito já em Joinville. O problema é que tem um longo trecho de estradão com pedras soltas, próximo da ponte do rio Três Barras o grupelho se dividiu em duas duplas, eu e o Cleber seguimos pra Pirabeiraba e Vila Nova, o Jonas e o Canela seguiram para o Iririu. Mesmo depois da separação das duplas o ritmo continuava forte, principalmente quando retornamos para o asfalto no Rio Bonito.

Deixei o Cleber em Piracity e segui mais doze quilômetros até o Vila Nova, a euforia não permitia baixar a guarda, fui até em casa pedalando forte, apesar do cansaço. Quando cheguei vi que a chave do portão estava no fundo da mochila, com poucas forças pra chamar a minha esposa, liguei pra ela enquanto me jogava na calçada, cansado mas extremamente feliz por ter vencido e realizado um sonho de conhecer aqueles lugares tão bonitos e de quebra ter a companhia destes grandes ciclistas que são meus amigos.

O segundo dia fechou com 141 km. Agradeço ao Jonas da equipe Pedal Full e aos ciclistas Cleber e Canela da equipe Jedbike por me acompanhar nesta louca viagem, agradeço a minha esposa pela compreensão de minha ausência no fim de semana, agradeço aos familiares do Cleber por nos acolher. Foi um fim de semana intenso, 197 km no sábado e mais 141 no domingo.

Abraço e até a próxima aventura. Segue o link Strava dos dois dias.