segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Salto do Engenho Campo Alegre

Bem senhores, mais um pedalzinho no paraíso da Serra, Campo Alegre, como o nome sugere é sempre uma alegria retornar àquele lugar lindo com pessoas tão acolhedoras. Fizemos um treino, já que no dia 18 acontecerá o Pedal da Festa da Ovelha, e pretendemos fazer o já conhecido bonde. Saímos do Centreventos, eu, Jonatan e Kiane (vieram de São Chico pra pedalar conosco), no Garten o Fabiano nos esperava e em Piracity encontramos o Wilson e a Lu, o Canela deveria estar lá, ligamos pra ele e logo chegou, preparado para o frio e chuva, a zueira foi generalizada, mas segundo ele informações quentes lhe passaram a previsão, que seria de chuva. Subimos a serra, o clima se mostrava agradável com a sensação de que teríamos calor durante o dia. No Mirante o sol já estava quente.

Fizemos a parada oficial no tio da empada em cima da serra e depois seguimos nosso destino, Salto do Engenho. Logo o pneu da Lu furou, e como ela vinha se gabando que já sabia trocar, deixamos essa tarefa pro time feminino, SQN, tiramos uma foto com elas com a mão na massa e depois o Wilson fez a troca.

Agrupamos no Restaurante Alto da Serra, onde o Claudio (proprietário) nos elogia sempre que chegamos lá, ele diz: "vocês tem problemas". Depois largamos o asfalto e pegamos a estrada de chão em frente ao restaurante, já de cara mais subidas.

Os 8 km de estrada de chão foram percorridos com um olho no pedal e outro na paisagem, o lugar é muito lindo, cheio de fazendas de vários cultivos. Logo a estrela do show. escondida atrás de uma curva, fomos antecipadamente recepcionados pelo barulho da água, e depois a bela cachoeira.

O Canela se inspirou e deu uns mortais.

Pra não voltar pelo mesmo caminho resolvemos voltar por Nárnia, o Canela tem uma passagem secreta pelo meio dos pinheiros, diz ele que já encontrou o Grande Aslan, acho que pegou muito sol na cabeça. Mas o roteiro é ainda melhor que a ida, só perde pra cachoeira, por isso deixamos pro final. Seguimos em frente, onde tem o engenho que dá o nome ao salto, uma subida forte mas curta espera os ciclistas à direita.

Retornamos para o centro onde fizemos uma paradinha pra um suco, enquanto estávamos ali sentados jogando conversa fora, o tempo mudou drasticamente, o único preparado era o Canela e a Kiane. O Jonatan foi numa loja da esquina encontrou capas de chuva descartáveis, fomos todos lá comprar e logo caiu a maior chuva.

Embalamos as coisas que não podiam molhar e encaramos a chuva. Pedalamos uns 3 km's e a chuva passou, paramos pra tirar a capa que já estava incomodando. Quando chegamos na placa de divisa de município de Campo Alegre e Joinville, falei pro Canela, põe a capa. Rodamos 200 metros e tivemos que correr pra nos abrigar em baixo de uma árvore e colocar as benditas capas de chuva. É por isso que chamamos nossa cidade de Chuville, a chuva nos acompanhou até Pirabeiraba, descemos toda a serra em baixo de chuva, dividindo espaço com um trânsito intenso. O pessoal estava descendo sentido às praias pra aproveitar o feriadão. Quando paramos pra reagrupar no viaduto da BR 101 em Pira encontramos o Alessandro, ele estava sem a bike, estava acompanhando sua esposa num trabalho. Ela é fotógrafa e estava fazendo um ensaio de um casal na Casa Kruger centro de informações turísticas. Estava com a camisa do São Paulo, quase não deixamos ele sair na foto, mas como é um cara legal, até relevamos o péssimo gosto pelo time de futebol, brincadeira Alessandro.

Como a chuva diminuiu, abandonei numa lixeira a minha estimada capa, mas antes de chegar em casa levei ainda dois banhos de chuva, sempre rápidas, só aguaceiro pra lavar a bike. Este foi mais um daqueles pedais. Daqueles que dão vontade de repetir. Passamos calor e depois um bom banho de chuva, foi ótimo ter a cia dos amigos em mais um dia de pedal. Nos encontraremos por aí em outras aventuras.