domingo, 22 de janeiro de 2017

Palmital, Saí Mirim e Vila da Glória

Pedalzinho pra lá de divertido, com o convite do Wilson, tinha umas coisas pra fazer, mas adiei. Não poderia perder esse pedal. Saindo de Joinville, Garuva, passando por Palmital depois Baharas, Saí Mirim, Vila da Glória e retornando pela balsa da Vigoreli. A largada no Pórtico foi composta pelos ciclistas Fernando, Jed, Wilson, Alexsandra, Luciane e Samuca. Em Pirabeirava o Eduardo ia se  incorporar à trupe. À poucos km's da largada o pneu traseiro do Fernando explode, bem em frente a um posto de gasolina. Após a troca, utilizamos o compressor do posto pra encher o pneu e adivinhem.... explodiu novamente. Por motivo de segurança ele voltou pra casa, acho que o problema era o pneu que poderia estar torto.

Enquanto isso o Eduardo esperava ansioso pelo grupo. Atravessamos o bairro Rio Bonito e já acessamos as estrada do interior, estrada de chão, melhor piso pra uma MTB. Fizemos uma paradinha na Marina dos Duarte já nas terras de Garuva, tomamos um café.

Ao sair da marina percebi o pneu meio murcho, mas toquei assim mesmo, não foi uma boa ideia, poderia trocar o pneu ali na sombra, logo começou a esvaziar mais rápido, e tive que fazer a troca na rua  mesmo.

Na região do Baharas acessamos a esquerda e subimos o morro do Carrapatinho, passando pela pedreira, saímos na SC 415 mas rodamos pouco na rodovia, logo já pegamos uma estrada alternativa paralela a rodovia.

Inevitavelmente caímos na rodovia, mas por pouco tempo, logo chegou a entrada do Saí Mirim, paramos numa bodega em busca da coca mais gelada. Depois começa uns sobe e desce em meio a área rural.

Chegamos a Cachoeira Casarão, mas não subimos até a cachoeira, só tiramos fotos do casarão, deixamos pra visitar outra cachoeira a da Serrinha. Ficamos apreciando a casa centenária e descansando no jardim.

Depois seguimos pra Serrinha Saí Mirim, o calor estava forte, o que dificultava ainda mais a subida da serra, as pedras soltas davam ainda um Plus pra testar a pericia dos ciclistas. Quase no topo do serra tem a entrada da Cachoeira Serrinha, um morador da região cobra R$ 2,00 por pessoa pra manutenção da trilha, que estava muito bem cuidada e limpa. O salto da cachoeira não é muito grande mas a refrescansia da água compensa.

De cima da cachoeira fizemos uma competição de saltos não tão ornamentais.

Depois de refrescados fizemos o nosso almoço ali mesmo, sem vontade de sair do paraíso, mas ainda tinha um longo caminho pra chegar em casa. Escalamos a ultima subida e chegamos no topo da serrinha, aí vem a descida até a Vila da Glória, fomos até o trapiche pra tirar umas fotos e apreciar o litoral. Conhecemos o brasilense Samir, que estava inda de Guaratuba a Joinville, ele parou pra fazer um lanche e nos reencontramos no outro lado da balsa, pedalamos juntos até o Vila Nova.

Depois seguimos pela estrada asfaltada até a balsa da vigoreli, nos sobes e desces a galera estava com sangue nos olhos, mesmo nos morros finais antes da balsa o grupo se mantinha firme e forte. E pra nossa sorte a balsa estava atracada, entramos direto, logo deu a partida.

Depois da travessia paramos num dos quiosques da Vigoreli e pedimos aquele Açaí pra repor as energias e refrescar o calor forte.

O grupo foi se desfazendo a partir da Estrada da Ilha, o Samir, Luciane, Wilson e eu seguimos para o mesmo beco, e nos despedimos próximo de casa. Ao chegar em casa minha filha já vem correndo com a bike dela e pede pra darmos uma volta, claro que deixei o cansaço de lado e fomos dar uma volta na quadra, pra felicidade da menina.

Fechei o pedal co 120,9 km. Agradeço ao Wilson pelo convite e aos demais pela parceria. Tamo junto.