domingo, 1 de maio de 2016

Bate e Volta a Matinhos PR

Durante a semana eu e o Canela nos reunimos pra marcar um pedal, deveria ser bem maior do que este e pra variar na serra, mas o frio nos fez mudar de planos, então partimos pra este, que também se tornou um grande pedal. Partimos do Shopping Garten às 06:00 horas da manhã fria para o litoral paranaense, na cidade de Guaratuba. No decorrer do pedal fomos incrementando uns pontos de visita, alcançando os 200 km. Passamos no Posto Rudnick pra tomar café e ainda levamos pra viagem. Fomos pelo interior do Rio Bonito e depois pelo Palmital.

Mais um cafezinho na Marina do Palmital pra aquecer o esqueleto. Depois seguimos até a Rodovia SC 415 que ao entrar no estado vizinho passa a ser PR 412 chegando a Guaratuba. Durante o percurso tivemos 99% vento a favor, mas aquele 1% foi pra quebrar. Chegando em Guaratuba visitamos a praia de Caieiras e decidimos atravessar de Ferry Boat até o outro lado da baía. Nossa intenção inicial era somente atravessar e voltar. Durante a travessia ouvimos alguém chamando nosso nome. Procuramos ao redor e no deck abaixo estava o Thiago, ciclista de Guaratuba. Batemos um papo e ele nos indicou a praia de Caiobá em Matinhos, seguimos sua orientação e ficamos gratos por isso. O local é muito bonito. Já escolhi o local pra gastar meus dólares, bom gosto até que tenho só falta a grana.

Depois de uma boa esticada na bodega que nos serviu o almoço, saímos preguiçosamente pra conhecer os locais indicados pelo Thiago. Depois voltamos e pegamos o Ferry Boat de volta pra Guaratuba. O legal dessa travessia que ciclistas e pedestres não pagam, isso mesmo, na faixa. Estranhei quando cheguei próximo a bilheteria e a moça disse que poderia passar, primeiro achei que ela foi com a minha cara e deu uma cortesia, depois percebi que isso não era exclusividade minha e sim uma política da empresa em parceria com a prefeitura para garantir a isenção. Retornamos ate o posto de polícia em Coroados, onde pegamos a esquerda pra sair em Itapoá. na saída de Guaratuba pegamos um vento contra, e não tinha meio de burlá-lo, se entrássemos em qualquer rua em qualquer direção em pouco tempo ele virava e batia no peito. Durante 55 km foi enfrentando o vento. Esse trajeto foi mais cansativo que os demais.

Passamos pelo centro de Itapoá, pelo porto e depois na Jaca em direção à Vila da Glória, onde já sentíamos o cheiro do café na casa do meu pai, que ficava a 10 km dali. Depois da Jaca a situação piorou, o vento contra começou a revesar com areia solta e costela de vaca. Não sei dizer o que era pior. Raramente tinha em desses sozinho. Quando os primeiros indícios de civilização chegou vimos que a Praia Bonita estava próxima e também aquele cafezinho....  sabe nada inocente.

O Eduardo fez um infeliz comentário sobre a possibilidade do pai não estar em casa. Chegamos lá e damos com os burros na água. Procuramos uma padoca pra tomar café, depois do lanche o clima esfriou novamente, e o vento continuou firme com o propósito de sugar nossas energias. Depois do estaleiro o vento deu uma trégua. A noite chegou e no sobe e desce da rua encontramos um casal o Antônio e a Flávia que foram passar na Vila e não contavam que ia escurecer rápido e estavam sem farol. Oferecemos luz e acompanhamos eles até o Ferry Boat. Não sei se foi o cansaço ou a vontade de chegar em casa que esquecemos de fazer uma foto com eles. Fizemos a travessia e desta vez tivemos que desembolsar R$ 2,50 por ciclista.
O grupo se desfez na Av Santos Dumont, segui para o Vila Nova e o trio foi pelo Aventureiro e Iririu. Cheguei em casa bem cansado e com um senso de dever cumprido, estava ansioso por um pedal assim. Agradeço ao Eduardo, parceiro de bike e café. Foi um dia perfeito pra pedalar. Agradeço ao Thiago pelas indicações. Contabilizei 207 km.

Abraços e até a próxima aventura

1. Fica o nosso agradecimento pelo auxílio noturno e de quebra pelas novas amizades e futuros pedais. Valeu!