sábado, 2 de maio de 2015

Pedal da Mari, Rio do Manso

"O manso é para os bravos" é o slogan deste magnífico pedal organizado pela Mari de Jaraguá do Sul. É a segunda vez que participo (http://www.jedbike.com.br/2014/05/pedal-da-mari-subida-do-rio-manso.html), e o desafio não poderia ser maior, subir a serra do Rio do Manso que liga Jaraguá do Sul à Campo Alegre. Um Pedal puxado a estrada sobe sempre, quando achamos que não subiria mais chega uma ultima ascendente quase vertical pra testar as pernas dos ciclistas. Diferente do ano passado, desta vez fui pedalando desde casa. O Luiz Fernando criou o bonde do pedal da Mari, que sai pedalando de Joinville até Jaraguá no local da concentração, faz todo o percurso do pedal e depois volta pedalando pra terrinha, em torno de 160 km.
Desconsiderando o frio que fazia na madrugada um grupo de malucos se encontrou no pórtico da cidade, dentre eles estavam os caras feras da cidade, o Maneca, o Jeferson e o Deivi vulgo cabelo. Este trio faria um outro pedal mais desafiador a volta do norte. Fiz uma foto com eles e logo partimos em direção às terras do Fritz.
Foto http://www.pedaldocabelo.blogspot.com.br/


Com o frio da madrugada partimos às 05:00 horas com esta equipe corajosa. Na verdade deu vontade de ficar na cama, mas pedal com a galera não se recusa. O bonde foi muito bem organizado, teve o apoio do Fernando que usava um apitinho de sorvete seco pra colocar moral na turma hehe

Foto Fischer Fotografia



Chegando na Arena Jaraguá uma multidão de ciclistas confirmavam sua presença (de acordo com o site da organização 300 bikers mais a organização) e logo foi feita a foto oficial e a largada.

 Foto Fischer Fotografias




No centro paramos pra passagem do trem, e também aproveitamos pra conversar com os amigos, na largada perdi o pessoal do bonde e me juntei com o Marcos e o Guilherme, amigos daqui da cidade, e fomos juntos até o final do pedal. O primeiro ponto de hidratação e descanso foi no posto em Santa Luzia. Com direito a frutas, barrinhas e água, tudo free. 




 Foto Fischer Fotografias

Logo começa a brincadeira de verdade, saímos do nível do mar pra enfrentar alturas superiores a 1000 m. Na verdade, de manso, só no nome. A serra tem sua bravura, e quem a conquista ganha o direito de ser um bravo. Estradão de chão, curvas, subidas, boa Cia, natureza, tudo de bom.
Subimos cada vez mais, conquistando cada pedacinho de terra. 













Depois da última subida esperei o Marcos que vinha logo atrás e perdi o Guilherme e só reencontramos na placa que indica a divisa de Joinville e Jaraguá. Fizemos um selfie da conquista do morro, pois o pior já passou, agora é só curtir um belo visual até a pousada Rio do Manso onde seria servido o almoço.





Da pousada tem um trajeto alternativo que sobe mais 15 km até a região do Caulin, a turma do bonde ficou um esperando pelo outro pra dizer que ficariam na pousada, abortando a subida. Quando o primeiro falou que não subiria toda a turma caiu na risada e fizeram o mesmo. No ano passado fui até lá em cima. Como teria o retorno até Joinville resolvi me poupar e curtir o local, que era muito bonito por sinal.




Depois do almoço rolou um sorteio de brindes, não era meu dia de sorte. Aproveitamos pra descansar bem pois o bonde faz um rítmo forte, mesmo depois de toda aquela altimetria. As bikes também tiveram seus momentos de relax. 

 Foto Fischer Fotografias

Depois o bonde partiu, no posto em Santa Luzia reagrupamos e seguimos por Schroeder I até a Rodovia do Arroz. 





Fechei o pedal com 160 km rodados, com a companhia de amigos antigos e outros novos que ganhamos no percurso, não vou citar o nome de todos do bonde, porque ainda não conheço todos, mas quero agradecer ao Luiz Fernando Fernandes (LFF), por me convidar, e a todos que se envolveram nesta empreitada. Também agradeço e parabenizo à Mari que organizou este evento, como de praxe muito bem realizado. Depois de um dia cansativo chego em casa com o senso de dever cumprido, muitas lembranças e mais histórias pra contar. 

Abraços e até a próxima aventura.




2 comentários:

  1. Os pedais da Mari sempre são muito bem organizados e frequentados. É uma excelente oportunidade para fazer novos amigos e conhecer bem as belezas de cada região onde essa turma passa. O bate e volta de bike deu uma apimentada no desafio, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O local foi muito bem escolhido Rio do Manso um lugar desafiador e lindo.

      Excluir