domingo, 10 de maio de 2015

Rio do Julio ao Contrário

Contrariando qualquer conceito da sanidade mental, pulei da cama ao primeiro toque do despertador às 04:00 da matina, nessas horas a cama se revela em um verdadeiro santuário da preguiça. Mas pra que dormir se podemos pedalar. O projeto do pedal surgiu na quinta-feira à noite no bate papo de ciclista realizado uma vez por mês no MUBI (museu da bicicleta), o Douglas falou que estava com vontade de fazer o Rio do Júlio ao contrário e depois o palestrante citou o referido lugar, pronto foi a palavra mágica que faltava, bati no ombro do Douglas e falei bora subir a montanha sábado? E aqui estava eu tomando o meu café da manhã com tudo pronto pra pedalar desde a véspera e lembrando como essa maluquice começou. Passei na casa do Douglas e fomos em direção ao final da XV de Novembro pra encontrar com o Gilberto, que já nos esperava ansioso e quase congelando de frio.

Não é um fantasma é um ciclista no meio da noite.

A temperatura baixa não abala o humor desta galera que descobrimos que o grupelho em unanimidade era fã do chaves e do Mr Bean, pra espantar o sono seguimos a técnica do lendário artista inglês. E pra espantar o frio tomamos suco de groselha que parece de tamarindo mas tem gosto de limão.

O gosto artístico do trio ainda é mais louco do que sair na noite pedalando. Animados com as histórias do saudoso Roberto Bolanos e com dó do seu Barriga que nunca recebeu os 14 meses de aluguel chegamos em Schroeder no posto Mimi, onde mandamos ver dois cafés mega quente cada um mais uns lanches pra viagem. E o frio estava pior. Não sei por que cargas d'água o ar condicionado da loja de conveniência estava ligado. Contentes por chegar ao pé do morro e torcendo pra que isso trouxesse algum calor, começamos a brincadeira de verdade.

O ritmo estava tão bom que passamos direto sobre o rio que corta a rua e desce formando uma cachoeira, na próxima vez vamos fazer um picnic no local. Conversa vai conversa vem, o som da mata, passarinhos cantando tão próximos de nós. Encontramos um macaco prego que nos espreitava, desconfiado da presença de seres estranhos vestidos com roupas ainda pior, logo saltou de uma árvore pra outra e sumiu na mata. Quando chegamos no marco zero, fizemos a foto oficial, até ali foi só subida, cerca de 11 km, agora vem o sobe e desce.

Escolhemos o lugar pra almoçar, na antiga igreja da colina, um lugar especial além de ser a casa do Senhor, possui uma bela paisagem.

O sol trouxe um pouco de calor, mais o vento nas descidas ainda fazia um friozinho. Depois do hotel encontramos vários carros em sentido contrário, era o horário do início da diária, o cuidado nas curvas foi redobrado.

Quando chegamos na rodovia dava a impressão que chegamos em casa SQN. Tem um sobe e desce até a serra, ai são 7 km de descida. Fizemos uma parada no extinto mirante da serra, depois disso na descida o  Douglas levou uma fechada de uma carro, eu atrás tinha a impressão que estava acontecendo em câmera lenta, sem poder fazer nada, achei que o nosso amigo passaria dessa pra melhor, mas com o reflexo de um felino assustado com água fria, conseguiu se livrar da encrenca. Só precisou trocar as calças. Mas deixa isso pra lá.... A fome pegou novamente e mais uma paradinha pra abastecimento na pastelaria e também recarregar as baterias pro sprint final.

No meio da viagem fui trocar as lentes do óculos, e o bruto quebrou as lentes fumês, eis o motivo de sair em todas as fotos com as lentes noturnas, pior é que esqueci de tirar os óculos e nem percebi que as coisas estavam amareladas hehe.
Tivemos a cia do Gilberto até o trevo da Schutz, despedimos do amigo prometendo retornar, pois haveremos de nos encontrarmos muitas vezes mais..... hi lembrei do Chaves novamente. Eu e o Douglas seguimos até nossas casas. Este foi um ótimo passeio com a cia destes dois monstros da bike, nos divertimos muito. Gostaria de agradecer ao Gilberto e ao Douglas por me dar a honra de pedalar 122 km com vocês. Em breve outras aventuras e desafios virão, essa parceria é duradoura. Em casa após um banho enchi a cabeça da minha esposa com as histórias desse pedal, valeu a pena deixar a cama.

Abraços e até a próxima aventura.