terça-feira, 25 de março de 2014

Audax 200

Este foi um evento muito esperado pelos ciclistas joinvilenses. Pela primeira vez iria acontecer o Audax em Joinville. A cidade das bicicletas não poderia ficar de fora. Esta é uma prova de regularidade de longa distância, onde cada biker tem um desafio em comum, o tempo. É necessário cumprir a prova em determinado tempo. Neste caso a prova era de 200 km, podendo percorrer em 13:30 horas. Além deste horário global, tem outros horário de PC (pontos de controles), onde tem que passar e registrar o passaporte. Cheguei no local da largado 05:10 para fazer o checklist da bike, já tinha bastante gente. Mesmo na madrugada a emoção e o friozinho na barriga era geral. Quanto mais próximo do horário o frio da barriga passava para o corpo todo. Combinei com uns amigos para irmos juntos, mas me perdi deles, até que o Mauricio me ligou, porém já estava na hora da largada. Largamos às 6:00 com 280 ciclistas, todos ansiosos e feliz por enfim chegar a hora. Depois da largada procurei o Maurício e o Joviano, encontrei -os somente na Av Getúlio Vargas, juntamente com o Ricardo e o Elias. Formamos um pelotinho e fomos por todo o percurso.



 Fotos da Pedal na Trilha

Foto Pedal na Trilha

Saímos do Centreventos com destino à zona sul, onde pelo eixo de acesso sul chegamos à BR 101, subimos até o trevo de acesso de Jaraguá e seguimos pela BR 280 até a Rodovia do Arroz em Guaramirim, onde retornaríamos pra Joinville, subindo a serra Dona Francisca e descendo, pegando novamente a BR 101 até Garuva e depois até a entrada do Porto de Itapoá, retornando por Garuva, Rio Bonito e Centreventos, só de ver o trajeto já dá pra cansar. Logo no início da BR 280 o pneu traseiro da bike do Mauricio furou, e quando paramos pra ajudar o Elias que estava inaugurando o pedal com clip, esqueceu de destravar e foi caindo lentamente, sorte que caiu no mato, foi um momento de boas risadas. Feito o pit stop, caímos na estrada agora com o objetivo de recuperar o tempo. 




No primeiro PC comemos umas frutas, hidratamos e fomos pra estrada novamente, afinal, ainda tinha 160 km pela frente. E neste trecho ainda tinha a subida da Dona Chica. A subida é difícil, porém a descida compensa. Enquanto estávamos subindo encontrei o Maneca (http://natividadeaventurasjoinville.blogspot.com.br/) e logo em seguida o Jeferson (http://www.atitudejoinville.blogspot.com.br/) descendo, estavam voando baixo. Lá no mirante tinha outro PC, carimbamos o passaporte, descansamos, posamos pra foto e corremos pra pegar o vento na cara da descida da serra. A adrenalina vai a mil.



Após a descida vimos que estávamos na metade da prova, e com tempo suficiente pra diminuir o ritmo, só que não. Seguimos num ritmo legal até Garuva e depois até a Rodovia SC 416, entrada do porto de Itapoá. No retorno o cansaço era notório no rosto de cada biker e demonstrado através de um silêncio introspectivo. Voltamos até o Rio Bonito e entramos na Estrada Bonita onde teria o último PC. Quando cheguei fui logo procurando os pãezinhos com geleia, alguns pedaços de melancia e água. Me sentei em um canto e quase dormi, outros até se deitaram no chão. Quando saímos o grupo cresceu, o pelotinho se transformou em um pelotão de uns 20 bikers. Combinamos que na hora da chegada chegaríamos chegando, ou seja, fazendo o maior barulho. Quando minha esposa ouviu a gritaria já preparou a câmera pra registrar o momento. Me emocionei quando cheguei, afinal foi minha estreia no Audax. Acho que fomos bem, pois todos do grupo de amigos eram novatos, fechamos em 11:10 horas, e com uma velocidade média de 24.3 km/h. Fiz o devido registro no passaporte, tirei umas fotos e fui pra casa descansar.








Agradeço a Deus pela realização deste sonho. Agradeço a minha apoiadora pessoal minha esposa, que muitos fins de semana abria mão de minha companhia para que eu pudesse treinar. Agradeço aos integrantes do grupo que se manteve unidos até o final: Maurício Machado, Joviano Figueiró, Ricardo Barea e Elias, foi uma bela parceria. Parabéns a todos que aceitaram este desafio. Foi um prazer pedalar ao lado destas feras do ciclismo, todos vocês têm o meu respeito. Parabéns ao Club Audax Floripa que organizou este evento. Espero que nossa cidade possa sediar outras provas de longas distancias. Que venham os 300, 400, 600 e 1000 km. Abraços e até a próxima aventura.






Um comentário:

  1. Essa foi sofrida Jedson, realmente depois do retorno em Itapoá fiquei muito cansado também! Mas como diz o Cabelo: "Isso é Audax!" Superar nossas limitações e ir cada vez mais longe!
    Vai em frente que tú é bom nisso!!

    ResponderExcluir