domingo, 19 de março de 2017

Bonde para o Pedal da Ovelha

Ocorreu no sábado a 2ª edição do Pedal da Ovelha, uma das atrações da XIX Festa Estadual da Ovelha em Campo Alegre. Como de costume, a Equipe Jedbike formou o tradicional bonde que saiu pedalando de Joinville para o evento, saímos da terrinha muito antes do desafinado cantar do galo. Seis ciclistas formaram o bonde (Canela, Leo, Valdecir, Vagner, Gustavo e Jed), enquanto o sexteto já pedalavam madrugada adentro, outros ainda tiravam os últimos cochilos antes de pegar o carro e partir, e outros fretaram a Van do Marcelo com reboque para as bikes.

Comendo uma batata, receita exclusiva, repositor natural de carboidratos.

Nos encontramos pela estrada com as businadas dos amigos, segundo a organização do evento 700 ciclistas inscritos aguardavam o horário da largada. Foi estipulado dois roteiros, o Pró (45 km) e o Light (22 km). Decidimos nos incorporar à turma dos 45, apesar de já ter rodado quase 70 km de casa até o evento.

Tive a honra de tirar uma selfie com o campeão Ricardo Pscheidt, atleta da Equipe Trek, muito querido pelos joinvilenses.
Mais uns minutos e foi dada a largada, fez a cidade parar literalmente, chamava a atenção a quantidade de ciclistas, onde a empolgação tomava conta de todos.

Saímos da região urbana e acessamos a área rural da cidade, cercada de belas paisagens e muitos morros pra escalar, sempre achei que conhecia Campo Alegre, mas esses eventos sempre me surpreendem com novos roteiros e desafios para pedalar e curtir a natureza. Tivemos pontos de apoio com frutas e água, e além dos batedores com quadriciclo, todo o percurso era sinalizado, impossível alguém se perder.

Seguimos no sobe e desce da região e o tempo alterou, despencando a temperatura, fazendo com que os joinvilenses desacostumados com o frio quase congelasse, era fácil identificar quem morava em Campo Alegre, eles nem sentiram a diferença no tempo.

As belezas da Cachoeira Salto do Engenho causaram admiração na galera, inúmeros flachs comprovaram isso, e esse espetáculo da natureza fica apenas 8 km distantes do centro da cidade.
Às 11:30 horas retornamos ao local de partida e encerramos o pedal. Depois sobrou tempo pra curtir os atrativos da festa.

Minha esposa foi de carro com as crianças e nos encontrou lá, almoçamos no nosso restaurante favorito o Toca, e depois bate aquela preguiça, juntando com o frio, combinação perfeita pra procurar uma carona e voltar de carro, foi o que o Canela fez, ainda tentou convencer a galera a fazer o mesmo, saiu numa empreitada em busca dos amigos com lugar no carro e transbike, como não achou lugar pra todos, pagou um migué na turma e veio de carona com a minha esposa. Pra zueira da galera passou por nós na estrada e ainda gritou pra nós. Ele já foi melhorzinho nisso, em seus tempos áureos o cara não dispensava um pedal. Enquanto isso, o Edemir fez o contrário, deixou a carona da esposa e se juntou a nós num pedal de retorno até a city.

O time de retorno foi o Vagner, Gustavo, Edemir e Jed. O cansaço era evidente, formamos duas duplas, o Vagner e o Edemir fizeram um ritmo mais forte, enquanto eu e o Gustavo fomos mais na maciota subindo e descendo a montanha russa da rodovia, paramos no tradicional tio do caldo de cana, dali pra frente são apenas duas subidas e já chega a serra, o corpo já começa a ficar animado. Retornamos para a estrada e ouvimos um buzinaço, e o carro parou no acostamento, era o Ivonei que emendou um churras depois do pedal e estava retornando pra Joinville com duas vagas no carro. Como o Vagner e o Edemir já estavam bem adiantados resolvemos aceitar a carona e malandramente "evitar a fadiga", no mirante alcançamos a dupla, avisamos que por força maior não poderíamos acompanha-los. O Ivonei ainda nos surpreendeu, quando achávamos que nossa carona iria acabar em Pirabeiraba, ele nos informou que nos levaria até nossas casas, como Gustavo e eu moramos perto, facilitou a vida do nosso nobre chofer. Dos 185 km propostos inicialmente no planejamento do bonde, percorri 150 km, também julgo necessário deixar neste relato que vim um trecho de carona mas o Canela veio mais hehehe. Abraços e até a próxima aventura.