sábado, 17 de janeiro de 2015

Barra Velha

Com a alta das temperaturas nada melhor que ir pro litoral. Foi o que o Ernesto e eu fizemos, só que da melhor forma possível, de bike. Saímos às 06:00 horas de casa pra não pegar muito calor na estrada. Nosso destino, praia de Barra Velha. Ao sair de casa estranhei que ainda estava escuro pro horário, e me perguntei se não estava com o relógio adiantado. Quando o dia foi clareando percebemos que o dia seria nublado, o que poderia nos favorecer. Seguimos assim sem sol por todo o trajeto de ida.

Fizemos uma parada no novo Posto Sinuelo, só para dar uma esticada nas pernas,  tirar uma foto e decidimos seguir até o pedágio pra pegar a água e café 0800.

Seguimos até a parada Havan com um transito de carros intenso, todos seguindo para o litoral. Mais uma parada pra foto e na saída o pneu traseiro da bike do Ernesto furou, ainda bem que estávamos na sombra. Fizemos um pit stop ao estilo de Fórmula 1, só que muito mais pra Barrichelo do que pra Lews Hamilton. Como até então a temperatura estava boa, o pedal fluía bem, elevando a média. Decidimos dar um pulo na praia pra mais umas fotinhos. Ao chegarmos na praia central ficamos admirados com a quantidade de banhistas. A areia estava lotada e a água idem.

O retorno iniciou sem alterações, temperatura, céu nublado, mas não por muito tempo. Próximo da PRF o sol começou a trabalhar. E veio com tudo, elevando rapidamente a temperatura. O ritmo caiu, as forças minguaram e tocamos assim, com os pensamentos em casa, chuveiro, almoço, descanso. O termômetro marcando 40º C. mas a sensação térmica era como estivéssemos à beira de um vulcão em erupção. Do asfalto subia um vapor quente. Fizemos uma parada no Sinuelo pra pegar água gelada que em poucos minutos estava quente, e aproveitamos pra dar um reforço na alimentação comendo um salgado. Próximo à curva do arroz nos sentamos em uma tentadora sombra, e pudemos relaxar por alguns minutos. Mas logo o dever ou a vontade de chegar em casa nos chamou. Deixei o celular em modo de avião pra preservar a carga da bateria pra usar o aplicativo Strava. Quando cheguei em casa minha esposa tava quase mandando a polícia atrás de mim. Tinha 09 ligações perdidas. A preocupação dela era justamente o calor. No percurso ainda conversávamos sobre o quanto é bom sair e pedalar, mas o melhor ainda é voltar. Após o banho e almoço, uma esticada na cama pra relaxar a carcaça cansada. Porque fazer 116 km em baixo de 40º C não é pra qualquer ser com suas faculdades mentais em ordem.

Abraços e até a próxima aventura, se as temperaturas derem uma trégua.