domingo, 19 de maio de 2013

Pedal Vila da Glória e Cachoeira Casarão


Nem as previsões meteorológicas mais pessimistas nos impediram de acordar cedo no sábado para pedalar, havia planejado o pedal desde a semana passada, e não poderia desistir. Convidei o Carlos, meu sobrinho que já havíamos pedalado juntos em outro pedal (Turismo Rural Estrada Bonita). Ao sairmos às 07:00 horas da manhã o tempo estava fechado e com sinais de que não iria mudar, mas a temperatura estava agradável. Saímos do Bairro Iririú em direção à Vigorelli onde pegaríamos a balsa para Vila da Glória. 




Ao chegar na balsa percebemos que não éramos os únicos insanos a repudiar o conforto das camas, já havia um outro grupo de ciclistas da Cia do Pedal, que tivemos a honra de conhecer e ainda posamos para uma foto em conjunto no pier da balsa, uma parada obrigatória para fotos.


Uma grata surpresa, ao chegar no outro lado, descendo da balsa encontramos um asfalto novinho, seguimos por ele até a região do estaleirinho. O local está muito bom para pedalar, com ciclovias e boa sinalizações. Uma placa me chamou a atenção, não por ser informativa mas pela mensagem na parte inferior.

 

Não seria necessário pedir respeito pelos ciclistas se os motoristas de automóveis cumprissem o Código Nacional de Trânsito artigo 29 inciso 2º que diz que os veículos maiores devem cuidar dos menores, e os veículos automotores devem cuidar dos não automotores. Mas ta valendo o recado. A viagem seguiu tranquilamente (tirando a chuva que começou a cair, derrubando também a temperatura), a paisagem compensa qualquer infortúnio climático.







Na região da Vila da Glória deixamos a Estrada Geral e subimos pela Estrada do Saí, nosso destino era a Cachoeira do Casarão. Fiz este trajeto há 12 anos atrás e não lembrava que os morros eram tão altos a cada curva da estrada tínhamos a esperança de ser a última subida, porém a ilusão era constante. Depois de muita subida descemos praticamente tudo o que subimos para o outro lado e logo encontramos a placa indicativa do nosso destino.



Cada um comemora a seu próprio modo.

O esforço da viagem foi recompensado pela paisagem, o Casarão é uma propriedade da família Bachneyer há cinco gerações, a casa conta com 112 anos desde a sua construção. No local é possível ver tucanos, macacos pregos e bugios que se alimentam dos frutos cultivados no local e conta também com a beleza e riqueza da flora da serra do mar.










Seguindo a trilha ao lado do casarão chega-se a cachoeira, uma pequena queda numa fenda de pedra cercada de árvores, um belo cartão postal, no entanto água é um gelo, impossível entrar nela.










Após umas conversas jogadas fora, voltamos, ou melhor subimos para descer novamente, fomos até a Vila propriamente dita, local bonito com um trapiche bem modesto, e alguns restaurantes. Almoçamos no Restaurante Trapiche, local bem acolhedor e o atendimento é ótimo.









O retorno foi pelo mesmo caminho da ida. "Baixamos" a cabeça e pedalamos em silêncio introspectivo, relembrando cada momento da viagem, eu particularmente gostaria de ter um dispositivo de teletransporte que me levasse direto pra minha casa, mas como isso só acontece em filmes tive que pedalar mesmo. Na volta enfrentamos chuva em 90% do trajeto, neste momento quase não pedalávamos e sim nos arrastavámos na bike, até que apareceu a placa indicativa do ferry boat pra Vigorelli, isto me fez lembrar da minha casa, café quentinho, banho e minha família.


Mais algumas pedaladas e chegamos em casa, onde minha querida esposa me esperava com um café quentinho. Nada como chegar em casa e relaxar após um banho, e já pensando na próxima aventura.

Distância: 76 Km de frio e chuva, mas muita diversão garantida.

Abraços Jedson Eleuterio.





















6 comentários:

  1. Respostas
    1. Grande Fabiano, obrigado pela visita, nos encontramos por aí nos pedais. Abraços.

      Excluir
  2. Beleza de pedal. Para visitar a cachoeira Casarão vale a pena pedalar na chuva e frio, pois quando a gente conhece esse lugar todas as dificuldades são esquecidas e voltamos para a casa com a sensação de dever cumprido. Parabéns pelo blog e vamos desbravar essa nossa região que tem muitos lugares para pedalar. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Jeferson, sigo seu blog e suas aventuras na bike e corrida, abraços e obrigado pela visita.

      Excluir
  3. Jedson: que delícia acompanhar o seu trajeto, e de seu sobrinho, de bike. Não sou ciclista, faço passeios de bike, mas fiquei com tanta vontade de começar, que decidi comprar uma bike que me leve aonde desejo ir... Claro, terei que me dedicar bem mais que você e começar com trajetos infinitamente menores... Mas eu chego na Vila da Glória, chego, sim! De bike! Abraço e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juceria Zibell, obrigado pela visita, fico feliz que tenha gostado do blog. Com certeza você atingirá o objetivo de chegar na Vila da Glória e em muitos outros lugares, é só persistir. Abraços.

      Excluir